O call to action (CTA), também conhecido como chamada para ação, é um termo indispensável para quem está entrando no mercado digital e pensa em desenvolver estratégias de marketing que gerem bons resultados.
Hoje, a maioria das pessoas quer ter acesso a conteúdos interessantes ao invés de propagandas massivas e focadas apenas na venda de produtos. Por meio do call to action, você pode capacitar seus clientes em potencial para que eles tomem decisões inteligentes de forma não invasiva, para fazer com que as pessoas deem o próximo passo dentro de sua estratégia de marketing.
PARA QUE SERVE UM CALL TO ACTION?
A principal função do call to action é levar o cliente até a próxima etapa do funil de vendas. Mas como estratégia de negócio, ele pode ter um objetivo mais específico, como fazer com que o cliente acesse outro conteúdo, assista um vídeo, siga a empresa nas redes sociais ou faça um download, por exemplo.
COMO USAR UM CALL TO ACTION?
Os CTA’s podem ser usados de formas variadas, mas uma coisa os CTAs têm em comum. Eles são botões personalizados, que chamam a atenção do usuário. Ou seja, eles precisam ser visualmente atrativos.
Alguns podem aparecer em de botões de compra, como os de “adicionar ao carrinho” ou através de outros links para formulários, botões para indicar algum produto, postar o conteúdo nas redes sociais, etc.
COMO ESCOLHER UM CTA?
Agora que você já sabe que os CTAs podem ajudar seus usuários a tomarem uma ação relacionada a seu produto ou serviço, precisa saber qual é o Call to Action indicado para o seu negócio. E a melhor forma de fazer isso é analisar:
– O estágio do funil de vendas em que o CTA entrará
– O formato do conteúdo que você ofereceu
– A persona do seu conteúdo
– O objetivo do seu CTA
Agora você já sabe o que é um Call to Action e porque ele é importante na sua estratégia de marketing digital, coloque em prática as dicas deste artigo.
E se precisar de ajuda, conte com a gente!