A atual pandemia de Covid-19 mudou a realidade da maioria das empresas em todo o mundo. Mesmo que muitas empresas tenham se saído bem na crise, principalmente os e-commerces, a maioria ainda tenta se sustentar em um cenário de perda de clientes e queda nas vendas.
E mesmo diante de todos esses desafios, nem todos os empresários estão se atentando para a longa jornada que já começou, rumo à retomada econômica. É necessário reavaliar seu negócio, levando em consideração alguns pontos que abordaremos abaixo.
1 – REVEJA SEU MIX DE PRODUTOS
Observe se o seu portfólio de produtos/serviços faz sentido para a nova realidade de seus clientes e públicos de interesse. Para analisar este ponto, reveja o seu estoque e observe quais são os produtos que houveram baixa nas vendas e como você pode torná-los mais atraentes para os consumidores.
Esses produtos podem ser comprados pela internet ou entregues por delivery? Você possui fotos suficientes para que as pessoas se interessem mesmo sem tê-lo em mãos, ou se é necessário adaptá-los para que fiquem mais interessantes à realidade das pessoas que estão em isolamento?
2 – FAÇA PARCERIAS
Mapeie possíveis produtos/serviços complementares ao seu negócio e que poderia ser uma excelente opção de compra conjunta para os consumidores. Além de atingir o público do seu parceiro, e vice-versa, esse tipo de ação estimula a expansão de ambos os negócios.
3 – DIVERSIFIQUE SEU PÚBLICO
O ponto central aqui é flexibilizar e diversificar. Tente equilibrar a oferta de produtos para seus clientes atuais e que já são fiéis à experimentação de novos públicos que normalmente não estariam no seu radar.
4 – INVISTA EM DIVULGAÇÃO
É razoável pensar que neste momento de crise você pense em cortar custos e diminuir investimentos. Mas deixar de investir na comunicação do seu negócio é um grande erro.
Definitivamente a crise não é o momento da marca ser esquecida e estar presente na mídia (principalmente nas mídias digitais) pode ser a diferença entre agregar valor à sua marca e ser totalmente esquecido.
Os resultados podem não ser tão rápidos quanto você gostaria, mas o segredo da continuidade de seu negócio mora aí.
E aí, curtiu essas dicas?
Conte com a Wowcubo para investir na comunicação do seu negócio e acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos como este.