A globalização possibilitou a ruptura dos limites físicos e geográficos, tornando muito mais fácil o acesso à informações e dando ao público mais poder de influência sobre as marcas e produtos que ele consome.
Segundo a pesquisa realizada pela Edelman, mais de 50% da geração Y (pessoas nascidas após 1978) alega usar 4 ou mais fontes de informações para ajudá-los a tomar suas decisões de compra.
Em resposta a estas mudanças, cada vez mais as empresas aderiram às redes sociais como forma de entender as necessidades, opiniões e obter feedback dos clientes, assim como observar o comportamento dos seus concorrentes, assim como monitorar as tendências do mercado.
Isso acontece, porque para o cliente é muito mais simples acompanhar a narrativa digital das marcas que ele consome, assim como buscar nas redes sociais informações como: reputação, catálogo, preços e qualidade dos produtos que irão adquirir.
É por isso, que a comunicação da sua empresa deve ser direcionada para o público que ela visa atingir. Parece óbvio, mas nem sempre é uma recomendação seguida pelos gestores.
Uma empresa voltada para o cliente procura inserir suas marcas nas redes sociais, por acreditar que essa plataforma a aproxima dos consumidores da sua marca e elabora estratégias para atingir os objetivos de busca do cliente, visando à consistência, padronização e controle de sua comunicação.
Essas medidas vão possibilitar conhecer a demanda e obter informações relevantes do seu público e este é o ponto chave para o sucesso de qualquer produto ou serviço a ser prestado, pois com isso essa empresa poderá de fato atender as expectativas do cliente.
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