Pra sua estratégia de e-mail marketing funcionar, você precisa parar de mandar spam. Toda vez que um usuário recebe um e-mail da sua empresa sem ter interesse naquela oferta ou anúncio, sua marca perde um ponto de credibilidade. Os e-mails na sua lista estão em diferentes estágios do funil de vendas, é importante prestar atenção em cada um deles e segmentar sua base de contatos.
Não sabe como separar cada estágio da lista de e-mails? Então continue por aqui eu vou explicar.
Sua lista de e-mails pode ser dividida em diferentes categorias. Vamos ver algumas que podem te ajudar, tornando o seu e-mail mais relevante para o usuário.
- ANIVERSÁRIO
A data de aniversário do seu público é uma informação básica que provavelmente você já conseguiu na primeira abordagem. Com essa informação você pode incluir o usuário em uma lista dividida por mês ou data de nascimento.
A nossa sugestão é se programar para enviar o e-mail antecipadamente, já que no dia do seu aniversário, o usuário deve receber uma enxurrada de e-mails. Dessa forma, o cliente pode se interessar pelo seu produto e se presentear no próprio aniversário.
- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O Brasil é um país muito grande, com muita diversidade. Um cliente do sul do país pode ter interesses diferentes de um cliente do norte. Conhecer a cultura de cada região é um ponto forte na sua estratégia.
Ao saber a região que a pessoa mora você pode aproveitar grandes eventos locais para interagir com esse usuário.
- SEXO
Essa é outra informação básica e muito importante. Os produtos e até a forma como você conversa com o usuário pode variar de homens para mulheres.
Mas fique atento aos clientes que costumam comprar presentes para o sexo oposto. Para resolver esse problema você pode perguntar ao usuário que tipo de e-mail ele gostaria de receber.
- TAXA DE CLIQUES
Trate bem os clientes que gostam do seu conteúdo. Pode existir um tipo de usuário na sua base que sempre clica nos seus e-mails, mas nunca compra. Isso quer dizer que falta muito pouco para ele efetuar a primeira compra. Uma boa estratégia é dar um incentivo, como um cupom de desconto ou outro tipo de oferta exclusiva. Esse pode ser o detalhe que estava faltando para a compra.
- CONVERSÕES
Os consumidores recorrentes, normalmente têm o sobro de impacto no faturamento de uma empresa em relação àqueles que realizam a primeira compra. Só esse fato já pede para que você crie um segmento exclusivo para esses clientes. Eles são sua principal fonte de renda e merecem uma atenção especial.
Existem muitos outros tipos de segmentação, vai caber a você e sua equipe definir quais as melhores para a situação atual da sua empresa. O importante é sempre tentar ser o mais personalizado possível, fazendo o usuário se sentir especial.