Seja para aumentar a participação de mercado, atingir um novo público ou simplificar os
processos, a tecnologia é – e deve ser – uma aliada das empresas. Conforme estimativa
realizada pela Gartner, os investimentos nesse setor devem crescer 4,5% em 2018,
atingindo um total de US$ 3,7 trilhões. Ou seja, a tendência é que as organizações apostem
mais em soluções para chegar aos objetivos almejados. Porém, o que acontece quando a
verba é usada sem planejamento, ou com preparação demais, e a estratégia digital torna-se
obsoleta?
Antes de mais nada, para evitar que esse tipo de situação seja uma realidade, é preciso que
os desafios e objetivos sejam muito bem mapeados e discutidos, buscando empresas que
consigam perceber quais devem ser os passos seguidos para o início de uma nova
iniciativa digital.
De qualquer forma, caso a tecnologia já tenha sido adquirida, a companhia precisará buscar
ajuda de empresas especializadas na transformação do negócio e a adaptação ao mundo
digital que não entreguem modelos prontos, mas que sejam capazes de traçar uma boa
estratégia ao redor das soluções que a corporação já possui, com um investimento mais
preciso.
Para isso, alguns questionamentos devem ser adotados com o intuito sobre o entendimento
se o que está sendo proposto vai ao encontro da necessidade dos usuários, fazendo um
trabalho minucioso para entregar aquilo que o cliente realmente precisa para conseguir
escalar a solução.
Além disso, para que o investimento em tecnologia, visando a transformação do negócio,
seja efetivo, é essencial mitigar as fronteiras que existem entre as áreas. O avanço
corporativo não permite mais que ocorram discussões entre visões dissonantes a respeito
dos projetos ou softwares que devem ser implementados. A realidade atual do mercado
demanda qualidade, agilidade, competitividade e valor.
Ou seja, o momento é de integração. As áreas devem ter uma boa comunicação entre si e
realmente trabalharem como um único time para conseguir entregar valor para seus clientes
e acionistas por meio de um pensamento unificado sobre os resultados que devem ser
alcançados e a entrega, tanto para os que estão do lado de dentro como de fora da
companhia.
Portanto, é essencial contar com uma boa consultoria, especializada na transformação do
negócio, capaz de atuar de ponta a ponta em uma estratégia digital, para a atuação em um
mundo que se despede do analógico em velocidade audaciosa. Dessa forma, mesmo que a
tecnologia tenha se tornado defasada, com um bom planejamento, a mesma poderá servir
como base – ou complemento – para garantir evolução e resultado.
fonte: administratores