O ano de 2019 deve representar um marco no relacionamento entre marcas e consumidores no ambiente online, uma vez que novas tecnologias estão dominando o mercado e afetando o comportamento do consumidor e as experiências de compra dos clientes.
Confira algumas tendências para o e-commerce que podem te ajudar a investir em sua loja virtual a aumentar suas vendas para melhorar as experiências de seus clientes em 2019:
NOVAS MODALIDADES DE ENTREGA
A partir deste ano uma nova leva de meio logísticos deve ganhar força, como forma de tornar as entregas mais velozes. Empresas como a Amazon, já apostam em carros autônomos e drones para fazer esse trabalho nos EUA. No Brasil, a ANAC ainda estuda uma proposta para regulamentar a atividade de drones.
No entanto, alternativas mais fáceis de serem implementadas são a utilização de transportadoras, empresas terceirizadas e aplicativos de entregas, que ajudam a suprir a necessidade de consumidores que precisam de atendimento 24 horas.
ASSINATURA DE PRODUTOS
No último ano houve um crescente interesse dos clientes em receber mensalmente produtos como cosméticos, alimentação e higiene, por meio de assinaturas, assim como a tradicional assinatura de jornais e revistas.
Isso se deve, principalmente, à comodidade de não precisar repetir o mesmo processo de compra periodicamente, aos valores mais baixos ou ao valor agregado pela empresa a esse tipo de serviço.
OMNICHANNEL
Os consumidores desejam encontrar cada vez menos barreiras entre o on e o offline, por isso, investir em ferramentas de omnichannel é uma forma de se destacar e estar à frente da concorrência.
Um estudo desenvolvido pela Deloitte mostrou que os clientes que transitam entre vários canais de atendimento, gastam cerca de 82% a mais do que aqueles que utilizam tradicionalmente apenas uma forma de contato.
AUTOMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
O atendimento é parte fundamental da construção da experiência do consumidor com a marca. Por isso, quando o cliente consegue tirar dúvidas sobre produtos ou detalhes da compra de forma fácil e rápida, as chances de fidelizá-lo aumentam consideravelmente.
Uma alternativa para conseguir suprir essa demanda e estar mais conectado com seus clientes 24 horas por dia, é adotar ferramentas de autoatendimento online, seja por meio de canais como FAQs ou chatbots.
M-COMMERCE
A expansão dos dispositivos móveis está impulsionando as vendas via smartphones e tablets. A tendência é que o número de vendas mobile se torne mais popular à medida que os consumidores se sintam mais confortáveis, como já acontece com alguns aplicativos como o iFood, Peixe Urbano, Groupon, Netshoes, Hotel Urbano e Magazine Luiza.
MARKETPLACES
De acordo com o estudo “Panorama dos Marketplaces no Brasil”, desenvolvido pela Precifica, o número de lojas que atuam em shoppings virtuais, como Walmart, Americanas e Extra, passou de 7,4 mil em setembro e 2017 para cerca de 14,2 mil em setembro de 2018, apontando um crescimento de 90,7%.
Essa estimativa demonstra um alto potencial de crescimento para essas plataformas e uma oportunidade de negócio para pequenos e médios e-commerces.