Esta é uma das chaves para proporcionar experiências positivas aos seus clientes e fortalecer o relacionamento nos âmbitos do pós-venda e também em novas vendas através da automatização dos mecanismos de relacionamento com seus leads.
Antes de falar sobre os benefícios desta estratégia é importante saber o que realmente é automação de marketing. Trata-se de uma estratégia que requer personalização, considerando as personas envolvidas e suas necessidades e desejos. Muito mais que agendar postagens ou automatizar e-mails, a estratégia de automação de marketing deve ser elaborada para leads segmentados, por interesses e por nível de qualificação para a compra, além disso muito mais que oferecer produtos é importante oferecer informações e promover o conhecimento preparando-os para as futuras compras.
AS VANTAGENS
- RETENÇÃO DE CLIENTES
- AUMENTO DE VENDAS
- MAIOR EFICIÊNCIA NA ATUAÇÃO DA EQUIPE DE VENDAS
Através da nutrição de informações os Leads eles se tornam mais qualificados para a compra, aumentando a eficiência no fluxo do funil de vendas.
Mas como funciona?
Primeiro há a necessidade da criação de uma base consistente de contatos que leve em consideração a interação com o seu negócio e também os públicos que estejam predispostos ao seu produto/serviço mesmo sem terem interagido anteriormente.
Os conteúdos são direcionados – de acordo com as personas definidas – em materiais oferecidos por e-mail. É importante analisar com frequência as reações deste público e avaliar as taxas de engajamento, possibilitando o envio de materiais que se adequem melhor e que gerem mais resultados.
Através das análises também é possível aumentar a eficiência da segmentação. Taxas de abertura, tempo de engajamento, conversões em vendas são bons parâmetros para identificar os reais interesses. Também é possível identificar em qual nível do processo do funil de vendas os prospects estão inseridos e de acordo com o nível e o comportamento do público permitindo o envio de um conteúdo cada vez mais estrito e direcionado.
Os níveis de relacionamento podem ser divididos em fases, como por exemplo:
- DESCOBERTA (Primeiros contatos com a marca);
- RECONHECIMENTO (Identificação dos problemas que podem ser resolvidos);
- IDENTIFICAR SOLUÇÃO (As soluções e a eficácia ficam evidentes);
- AVALIAÇÃO E COMPRA (O lead torna-se qualificado para a aquisição do produto/serviço e considera a compra).
A utilização desta estratégia permite uma atuação mais assertiva da equipe de vendas especialmente no estágio final de avaliação e compra, garantindo a conversão.
Para saber mais sobre este assunto, leia também nossos posts sobre: O que é que é inboud marketing?
Por que o marketing de interrupção está com os dias contados.