Quer organizar suas metas de um jeito muito mais eficiente? Chegou a hora de conhecer o método SMART.
Quem não sabe aonde vai, pode acabar indo a lugar nenhum. Por isso é muito importante definir metas e acompanhar o progresso do seu projeto online. Uma maneira de criar métricas para sua campanha é a metodologia SMART, que é um conjunto de termos que vão te guiar na hora de traçar seus objetivos. Através desse método você conseguirá criar metas desafiadoras e ao mesmo tempo alcançáveis.
- S – Specific (Específica)
- M – Mensurable (Mensurável)
- A – Attainable (Alcançável)
- R – Relevant (Relevante)
- T – Timely (Temporal)
Vamos detalhar cada termo para você entender melhor.
S = Específica
Quanto mais específica for sua meta, mais chances você tem de atingir o resultado. Tente detalhar ao máximo o que você quer atingir, as dicas a seguir podem te ajudar. Vamos lá!
M = Mensurável
Coloque um alvo mensurável na sua meta. Eles devem ser medidos e analisados em termos de valores ou volume. Por exemplo: se você quer aumentar o número de acessos do seu site, coloque um objetivo e quantifique-o. Se o número de acessos é X por dia, meu objetivo é chegar a 2X.
A = Alcançável
Objetivos impossíveis de serem alcançados vão te frustrar. É melhor ir um passo de cada vez, batendo metas pequenas até chegar às mais audaciosas.
R = Relevante
O objetivo é realmente relevante para você? Não coloque metas só por colocar, você deve enxergar um benefício real ao alcança-la. Ele pode ser financeiro ou não.
T = Temporal
Você deverá definir um prazo para que o seu objetivo seja alcançado. Uma semana, um mês, você escolhe. O importante é chegar ao final desse prazo e fazer um balanço do que foi possível alcançar, o que não foi e os motivos para isso.
O método SMART é uma fórmula que você pode implementar no dia a dia da sua empresa e também na sua vida. É um ótimo método de perseguir objetivos e já se mostrou bastante eficiente.