Desde 2017 a CNN, emissora de notícias americana, tem divulgado sua marca a partir da campanha “Facts First”, que tem como objetivo combater a disseminação de fake news, utilizando comerciais rápidos e criativos, utilizando uma relação entre maçãs e bananas. O conceito foca em passar a mensagem de que não é porque as pessoas insistem que uma maçã é uma banana, que ela deixa de ser uma maçã, para incentivar as pessoas a não acreditarem tão facilmente nas informações que ouvem.
Assista ao vídeo compartilhado no Twitter da emissora, como conceito da campanha: https://bit.ly/2PlCakU
No último dia 02 de novembro, véspera das eleições de meio período dos Estados Unidos, a campanha ganhou um novo capítulo com o lançamento da peça “Lies Can Become Truth”, o vídeo de 30 segundos mostra um mundo onde todas as participações culturais e mundiais importantes da maçã são substituídas pela banana, desde a fruta do pecado que levou Adão e Eva a serem exilados do Paraíso até a descoberta da gravidade por Isaac Newton.
Confira o comercial na íntegra: https://bit.ly/2RN6oKp
Além de todas as piadas espalhadas ao longo do vídeo – que ainda incluem menções à cidade de Nova York, conhecida pelos americanos como “Big Apple” e ao ritual de dar uma maçã ao professor – a peça também reforça ao final o mote da campanha contra a desinformação: “Mentiras podem se tornar verdade, se deixarmos”.