A Microsoft acredita que a inteligência artificial deve ser usada como um agente de transformação na sociedade e pensando nisso, desenvolveu o programa AI for Earth, que utiliza a inteligência artificial com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis em quatro áreas fundamentais para a saúde do planeta: mudanças climáticas, diminuição da biodiversidade, escassez de água e desempenho agrícola.
A coleta desses dados pode ajudar a informar sobre a saúde do planeta, incluindo as condições do ar, água, terra e bem-estar da nossa vida selvagem. Mas precisamos da ajuda da tecnologia para capturar essa grande quantidade de dados e convertê-la em inteligência de ação.
A IA pode ser treinada para classificar os dados brutos de sensores no solo, no céu ou no espaço em categorias que os humanos e os computadores entendem, ajudando a acelerar a capacidade de observar as mudanças nos sistemas ambientais em uma escala global, convertendo os dados em informações úteis, para gerenciar melhor os recursos naturais do planeta.
Inicialmente, o orçamento destinado pela Microsoft para o AI for Earth era de 2 milhões de dólares, mas reformularam o investimento para 50 milhões de dólares durante os próximos 5 anos para atender a mais projetos. Só em 2018, o programa impulsionou 140 projetos em 45 países.
Saiba mais sobre o programa no blog da empresa.