Para aprimorar, cada vez mais, a experiência dos clientes e atender ao desafio de fazer de sua loja online um espaço onde também é possível conhecer e compartilhar opiniões sobre literatura, cinema e música, a Saraiva está com novidades em suas páginas de produtos, agora é possível interagir com outros leitores, onde os usuários podem encontrar sua rede de relacionamento e outras pessoas com mesmos interesses. A companhia é a primeira no Brasil a fazer esta integração em seu site de e-commerce.
Na prática, ao entrar na página de produtos da Saraiva o usuário se depara, logo abaixo do nome e fornecedor, com um indicador do número de interações. É possível ver os compartilhamentos e comentários que aquele produto já alcançou nas redes sociais, incluindo os que foram feitos por amigos e amigos de amigos. Funcionando como um termômetro quanto à popularidade daquele item.
Os clientes poderão, ainda, encontrar seus amigos e conhecer outras pessoas que interagiram com o produto, visualizando fotos de perfil, suas preferências [interações realizadas] e em que rede social compartilharam cada item.
Além disso, uma aba no lado esquerdo da página apresenta os tradicionais ícones de compartilhamento nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter e, na versão mobile do site, WhatsApp), além de outros botões que expressam uma intenção clara em relação àquele produto, como “Quero ler!” e “Já li!”, no caso de livros.
Análise de comportamento de consumo
Segundo a pesquisa global Total Retail 2016, realizada pela PwC, 45% dos participantes disseram que ler avaliações, comentários e feedback em redes sociais influenciam o seu comportamento de compras on-line. Quando analisado por país, observa-se que a diferença é grande. Por exemplo, na Dinamarca, apenas 22% dos participantes são influenciados pela leitura de avaliações, comentários e feedback, enquanto na Malásia chega a 69%. Já no Brasil, esse percentual é de 56%.
O cliente considera também sua própria experiência anterior [72%], assim como de família e amigos [70%], para obter mais informações antes da decisão de compra, segundo estudo do Kantar IBOPE Media. Além disso, para muitos consumidores, o prazer da compra vem da sensação de proximidade a outros compradores de perfis semelhantes. Alguns pesquisadores sugerem que os consumidores visitam lojas para procurar interações sociais [Tauber, 1971] ou mesmo sentir-se parte de um grupo de afinidade [Westbrook e Black, 1985].
Unindo todas essas informações, a Saraiva enxergou a relevância em integrar suas redes sociais com o e-commerce e assim se direciona a “criar uma experiência mais social e próxima”, assim como “aumentar a visibilidade dos produtos para os clientes”.
Fonte: AdNews