O mercado de marketing digital passou por grandes mudanças em 2020, devido a pandemia de Covid-19, criando um novo precedente para as tendências do mercado em 2021.
Isso acontece porque as consequências emocionais e financeiras desse ano incomum, fizeram com que profissionais precisassem repensar seus planejamentos utilizando uma ótica diferente da habitual, levando em consideração a sucessão de períodos atípicos tanto para clientes, quanto para empresas e profissionais.
De acordo com o estudo realizado pela CMO Survey em junho, a partir de levantamentos com profissionais de marketing, 84% dos consumidores se declararam mais abertos às experiências de comércio digital. No entanto, 67,2% afirmaram que pretendem diminuir o volume de compras, sendo que desse número, 43,3% só consumiria se houvesse alguma promoção ou abatimento de preços.
A expectativa é de evolução nos negócios. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um aumento de 18% no faturamento do e-commerce do ano em relação a 2019, com um volume financeiro superior a R$ 106 bilhões.
Para além do varejo, o marketing digital passará por um período de adequações, tanto pelas formas de abordagem a possíveis clientes, quanto pelas possibilidades de ferramentas e soluções à disposição.
Abaixo, citamos três tendências para profissionais e empresas ficarem ligados no ano que se aproxima. Confira:
MUDANÇA NOS HÁBITOS DE CONSUMO
O contexto da pandemia mudou as relações comerciais e os hábitos de consumo, fazendo com que as vendas, geralmente focadas em períodos específicos, como a Black Friday, se tornem mais usuais e dentro do cotidiano dos consumidores.
INVESTIMENTO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O investimento em tecnologia, como o uso de chatbots e atendentes virtuais, pode melhorar e muito o relacionamento com os clientes e gerar vários benefícios que vão desde a geração de leads, a partir da coleta de dados, até a possibilidade de ter sua empresa em operação em tempo integral.
USO DE RECURSOS VISUAIS
Fotos e vídeos têm grande apelo com o público, e 2020 mostrou como recursos de imagens tendem a se reinventar constantemente. As lives foram grandes geradoras de conteúdo no ano e também são um caminho sem volta, contando com a adesão de várias plataformas como o Youtube, o Instagram Live, do Facebook Live e até o LinkedIn.
E aí, gostou dessas tendências para o ano novo? Se precisar de ajuda para implementá-las no seu negócio, entre em contato com a Wowcubo!