Em janeiro deste ano, o Whatsapp anunciou o lançamento de sua versão para empresas, o Whatsapp Business. E agora, 8 meses após esta empreitada, a empresa mostra sinais de que a plataforma só tende a crescer, ao anunciar no início do mês de agosto a criação de uma API (Application Programming Interface), que visa colocar o aplicativo entre os canais de comunicação oficial das empresas.
Esta aplicação é focada em empresas de médio e grande porte, visando facilitar a transmissão de dados entre sistemas e empresas, permitindo:
- Fácil acesso a informações transacionais como, por exemplo, cartões de embarque, acompanhamento de pedidos online e a confirmação de transações.
- O uso do Whatsapp como um canal de atendimento comercial. Assim como no caso do Facebook Messenger, as empresas poderão adicionar um botão que leve os usuários diretamente à uma janela de conversa com informações pré-programadas.
Até o lançamento da API, para divulgar o Whatsapp da empresa, era necessário criar um link com auxílio de informações oficiais do Whatsapp e não conseguiam transmitir dados de maneira automática.
Apesar da novidade facilitar a vida dos empreendedores, a empresa esclarece que o foco é criar uma boa experiência para o usuário. Por isso, é o cliente quem deve iniciar o diálogo e, sempre que ele quiser, poderá bloquear as empresas que considera inconvenientes.
As empresas que tiveram interesse em utilizar a API do Whatsapp Business devem se aplicar através de um formulário do Facebook.
É importante lembrar que o uso dessa funcionalidade também pode gerar custos. De acordo com o Whatsapp, as empresas não devem enviar mensagens de cunho promocional e terão apenas 24 horas para responder as mensagens dos clientes sem pagar nada por isso.
E aí curtiu? Que tal incluir o Whatsapp nas ferramentas de divulgação da sua empresa? Entre em contato com a gente!