No último dia 21 de março, o Google lançou seu primeiro Doodle, ferramenta que aparece no topo da página de buscas, desenvolvido com inteligência artificial.
Comemorando o 334º aniversário do nascimento de Bach, inteligência artificial foi usada para analisar 306 composições dele, reconhecendo os padrões de suas músicas, para proporcionar uma experiência interativa, onde o usuário pode escrever uma partitura inserindo as notas e mudando a velocidade com as batidas por minuto e ao pressionar o botão de “harmonizar”, o Doodle usou o aprendizado da máquina para harmonizar a melodia personalizada no estilo musical de Bach.
Existe ainda um easter egg especial, que transforma a melodia de bach em um híbrido de rock dos anos 80 para quem conseguisse encontrá-lo. Foi possível também, compartilhar a criação musical exclusiva com amigos ou salvá-la em formato .MIDI.
Desenvolvido em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, o Doodle é possível principalmente graças a duas tecnologias. A primeira é o modelo de aprendizado de máquina Coconet, desenvolvido pela especialista Anna Huang e capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas musicais. Já a biblioteca de código aberto TensorFlow.js, foi a segunda tecnologia empregada no projeto e permite que o aprendizado de máquina aconteça inteiramente dentro do navegador, dispensando servidores mais pesados.
Confira o vídeo abaixo que mostra um pouco sobre o desenvolvimento deste projeto e clique aqui para acessar o Doddle em homenagem a Bach.