A Pixar tem a tradição de vincular seus curta-metragens aos grandes lançamentos do estúdio ou, raramente, colocá-los nos circuitos de festivais de animação, uma atitude que ajudou a valorizar esse formato entre entre os fãs, que acompanham os grandes lançamentos e já ficam em dia com a produção de curtas da empresa, independente de qual for a sua idade.
No entanto, como uma forma de dar destaque à criatividade de sua equipe, a empresa anunciou no dia 04 de fevereiro o Pixar SparkShorts, uma divisão que pretende lançar na internet (no Youtube para ser mais específico) uma série de curtas animados, criados e desenvolvidos por funcionários da Pixar. Segundo Jim Morris, presidente da Pixar Animation Studios, “Estes filmes são diferentes de tudo que já fizemos na Pixar, providenciando uma oportunidade para que possamos liberar o potencial de artistas individuais e suas abordagens de cinema inventivas em uma escala menor que nossa fanfarra normal.”, como uma forma de acreditar no potencial que os novos talentos da marca têm para contar novas histórias.
O primeiro curta a ser lançado pela SparkShorts foi “Purl”, um filme que narra as desventuras de uma bola de lã rosa para tentar se enturmar e ser aceita em uma empresa predominantemente masculina. O projeto, escrito e dirigido por Kristen Lester – que trabalhou em produções como “Reino Escondido”, “A Nova Onda do Imperador” e “A Lenda de Oz” -, é uma alegoria clara às dificuldades de muitas mulheres no ambiente de trabalho.
Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=B6uuIHpFkuo
Além de “Purl”, a Pixar já constam no site oficial da Pixar, a previsão de mais cinco curtas-metragens. Para este mês estão programados: “Smash and Grab”, uma história de amor de robôs, que estreará no dia 11; e “Kitbull”, uma história sobre um pitbull e um gatinho, que estreará no dia 18.