No dia 12 de setembro, o Google anunciou através de seu blog, mudanças no algoritmo que determina a classificação de notícias em seu sistema de buscas, passando a priorizar veículos que publiquem primeiro as notícias.
A mudança aconteceu uma vez que, por ser o principal buscador da internet, o Google recebe muitas críticas por permitir que neste ambiente onde o compartilhamento de de informações é rápido, aconteça o apagamento a audiência de veículos que jornalismo com matérias originais, uma vez que sites menores e blogs compartilham a notícia com mais facilidade.
A mudança é uma forma de garantir que a receita de seus anunciantes seja direcionada prioritariamente a companhias que investiram no trabalho de reportagem e é também uma forma de resposta às empresas de mídia que há anos questionam a falta de repasse de verbas, devido aos anúncios de terceiros que o Google indexa em seus sites, sem que esses veículos tenham nenhum retorno.
De acordo com o Google, a mudança no algoritmo vai permitir que vai permitir que reportagens apuradas e publicadas por um jornal, site, blog ou revista permaneçam em destaque na primeira página da busca e não acabem escondidas pela repercussão que geram em outros veículos.
“Com isso, leitores interessados nas últimas notícias podem encontrar também a matéria que deu origem à cobertura subsequente. As empresas de jornalismo, por outro lado, se beneficiam de uma exposição mais ampla e prolongada de seu conteúdo original”, disse Richard Gingras, vice-presidente do setor de notícias da companhia.
Embora a empresa garanta que as reportagens dos grandes veículos vão ganhar um holofote maior nas buscas, ainda não está claro como as mudanças do algoritmo afetarão as dinâmicas dos jornais de médio e pequeno porte ao redor do mundo. Gingras, porém, escreve que a companhia busca formas de privilegiar estes veículos no novo formato de organização, citando que pelo menos na cobertura de grandes eventos midiáticos (e ele cita desastres naturais como exemplo) estes empreendimentos devem passar a receber maior destaque no buscador do site.
Em um primeiro momento, esta mudança no algoritmo do Google estará disponível em inglês e deve se estender posteriormente a outras línguas, incluindo aí o português.
Confira aqui a publicação do Google sobre a novidade.