Atualmente lidamos com uma avalanche de conteúdo online, o grande desafio é conseguir a atenção do público alvo.
Para criar uma comunicação eficaz e bem-sucedida as propagandas enfrentam um ambiente digital desafiador, além da concorrência de diversos tipos de conteúdos é preciso se atentar à alguns passos para atingir os usuários.
1. Seja brilhante
É isso mesmo, produzo algo criativo e tão impressionantemente que os internautas sejam impactados e não possam fazer nada senão parar pra ver. Tenha ambições altas, assim você não corre o risco de perder o interesse do seu público.
2. Seja valioso
Para “prestar” atenção, o público precisa sentir que vai receber algo em troca. Você consegue identificar o que o seu anúncio está oferecendo a eles? Garanta que seu conteúdo seja identificado como algo valioso para garantir que prestem atenção.
3. Seja relevante
Ter relevância é determinante para garantir o interesse na publicidade digital, o digital native, de acordo com estudo da IAB/Edelman, ela também vem atuando na quebra de barreiras para todas as formas de publicidade ao longo dos anos.
4. Seja consistente
É importante manter a consistência em seus anúncios seja nos aspectos de temas, personagens, celebridades ou estilo. Muitas vezes os próprios anunciante e criadores de conteúdo acabam ficando entediados com uma campanha antes mesmo dos consumidores. O importante é não realizar mudanças apenas por mudar, pois isso pode prejudicar o avanço.
5. Seja simples
Tente simplificar sempre que possível, se a sua ideia inicial não é óbvia, pode ser que o seu anúncio não gere resultados. Os consumidores querem anúncios simples. Procure evitar situações, cenários ou contextos que não sejam imediatamente claros; a sobrecarga de informação como: mensagens competitivas, muitas palavras ou elementos visual, também dificulta o entendimento dos consumidores.
6. Seja engraçado
Trabalhar o humor na comunicação pode gerar atenção do público, mas tenha cautela para que o conteúdo esteja de acordo com os ideais da marca ou da mensagem que você deseja transmitir.
7. Seja interruptivo
Para ganhar de vez a atenção de um espectador é preciso oferecer um conteúdo que o prenda, muitas vezes sua comunicação irá parar o que ele está fazendo, porém com o crescimento dos anúncios em vídeo que permitem ser pulados (‘skippable’) ou com displays que podem ser fechados, tornam esse desafio ainda mais importante e difícil. As outras nove boas práticas nesta lista de 10 tópicos são um bom ponto de partida.
8. Seja não-interruptivo
Da mesma forma que interromper a experiência de conteúdo do internauta pode ser algo efetivo, é necessário que isso tenha uma parte natural. O digital native vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos se baseando nesse princípio. Essa experiência cria um ótimo senso intuitivo mostrando que ao inserir o conteúdo da marca certo no contexto certo da mídia, enquanto a pessoa certa está consumindo, é muito efetivo.
9. Seja famoso
Pode parecer redundante, mas uma das melhores formas de conseguir a atenção é já ter ganhado a atenção dos consumidores no passado, por exemplo, ser uma marca bem conhecida no mercado. De acordo com o Facebook, “cores da marca, temas e imagens podem ajudar as pessoas a ligarem o vídeo à sua marca, ou maneiras de apresentar o produto ou cenas da vida em particular, assim como porta-vozes reconhecíveis.”
Caso sua mensagem digital faça parte de uma campanha que tenha outras mídias, é necessário se certificar que seu conteúdo digitai é complementar ao que está sendo apresentado em outros meios.
10. Seja ‘branded’
De acordo com o banco de dados da Ipsos, “metade de todos os anúncios de TV não conseguem atingir os objetivos devido a um branding fraco”, ou seja, as pessoas não conseguem se lembrar sobre quais marcas foram expostas. Pode parecer simples, mas é incrível a frequência em que isso acontece. É preciso que seu anúncio trabalhe a integração da marca, pelo papel relevante e integrado da marca dentro do cenário; pistas da marca, com elementos e iconografia que ajudem a identificar a marca e trazer de volta para o que a marca representa; presença da marca, através de menções ou imagens reconhecíveis da empresa.