Itaú e Bradesco são as marcas mais valiosas do Brasil de acordo com a Interbrand, consultoria global de marcas, que divulgou recentemente o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas em 2019. Além dos dois bancos, as marcas Skol e Brahma aparecem, seguidas pelo Banco do Brasil em quinto lugar.
Neste ano , duas novas marcas entraram no ranking: a SulAmérica, ocupando a 21ª posição, com um valor de marca de R$554 milhões, e a varejista Atacadão, com valor de R$554 milhões, ocupando a 23ª posição.
Das 25 marcas que integram a lista, 19 tiveram uma variação positiva em 2019 e quatro apresentaram um crescimento relevante em seus valores de mercado, comparado ao ano passado: Magalu, com 46%, apresentando o salto mais expressivo do ranking, CVC e Localiza, ambos com 21%, e Assaí, que mesmo entrando na classificação somente há um ano, apresentou um incremento de 20%.
Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a análise do ranking de 2019 revela o sucesso das marcas que tiveram a habilidade de conectar experiências relevantes com propósitos inspiradores para seus consumidores.
De todas as marcas ranqueadas, somente quatro perderam valor – Antarctica, Cielo, BTG Pactual e Casas Bahia –, comparadas a 2018, ano em que nove marcas registraram desvalorização.
O valor total do portfólio das 25 marcas que compõem a edição deste ano do ranking cresceu 7,65%, ultrapassando os R$ 129 bilhões.
Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, as marcas que conquistaram maiores percentuais de crescimento, são aquelas que buscaram aprimorar a experiência do consumidor para criar valor a curto prazo.
“As marcas que articularam mensagens poderosas e autênticas para construir um posicionamento enraizado com seu propósito, obtiveram as maiores notas em força de marca. Não por acaso, isso fortalece a reputação e garante a lealdade a longo prazo“, explica Almeida.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Provokers, em todo o Brasil e reuniu mais de mil entrevistados que avaliaram cerca de cem marcas, resultando em um amplo panorama do cenário atual e impressões positivas e negativas de diferentes marcas em diversos segmentos.
Confira aqui a publicação do ranking.