Um grande projeto sempre começa com um briefing bem feito. É nele que está todo o detalhamento que os profissionais de publicidade precisam para poderem executar o serviço. Vamos entender esse processo?
O cliente precisa de um serviço e liga para a agência de publicidade. Vamos supor que ele precisa de uma marca nova para um produto que vai ser lançado. A agência então elabora perguntas que vão ajudá-la a criar a marca segundo o desejo do cliente. Essas perguntas tem a intenção de detalhar o máximo possível o desejo do cliente. É esse detalhamento que chamamos de briefing. Se o cliente passa um briefing de uma maneira abrangente, a criação fica comprometida e a chances de existir um retrabalho aumentam bastante.
Existem diferentes tipos de briefings e eles vão variar de acordo com o tipo de serviço que o cliente demandou e também do nível que a agência já possui do cliente. Os briefings mais completos, normalmente são aqueles feitos para clientes novos. Neles precisam conter todas as informações possíveis sobre a empresa: história, visão, razão, objetivos, produtos, serviços, comunicações anteriores e qualquer outra informação que seja relevante para o início de um trabalho de comunicação.
Um briefing é como um diagnóstico de um médico. Se ele não teve muitas informações sobre a sua saúde, provavelmente esse diagnóstico não vai sair bem feito e sua saúde pode ficar comprometida.
Detalhamento é tudo. Para não comprometer a saúde da sua empresa, detalhe bem o que você precisa e com a ajuda de uma agência você terá grandes chances de conseguir.