Um estudo recente, o “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email”, feito pela Return Path, analisou uma melhoria na entrega de e-mails marketing com uso de emojis em períodos comemorativos para o varejo.
Os ícones digitais estão presentes no dia a dia dos usuários, seja para expressar emoções ou situações. Eles estão sendo usados como ferramenta de aproximação por algumas marcas que querem melhorar suas taxas de leitura de e-mails.
Ao comparar os resultados de mensagem que tinham assunto contendo emojis, com assuntos tradicionais, foi possível notar que houve um aumento no desempenho de e-mails marketing de Dia dos Namorados ao adotar emojis de lábios aumentando em 24% a taxa de leitura e 89% na caixa de entrada, enquanto a imagem de chave inglesa fez muito sucesso no Dia dos Pais (aumento de 20% na taxa de leitura e 83% na caixa de entrada). Por outro lado, a imagem com brinde de taças de champanhe não apresentou engajamento com os assinantes no período do Ano Novo (aumento de 9% na taxa de leitura e 38% na caixa de entrada).
Outro ponto foi a necessidade de adaptar a comunicação por e-mail marketing para os disposivitos móveis. Porém, algumas evidências indicam que pode haver uma queda brusca nas métricas de engajamento após o uso repetido de emoji. Isso significa que o que funciona uma vez pode não funcionar sempre.
Os especialistas da Return Path listaram seis boas práticas para quem quer melhorar suas métricas com e-mails marketing:
1 – Inicie o uso de emojis em uma pequena amostra do seu mailing e veja como será o desempenho, aproveite e faça a comparação com o desempenho de e-mails enviados para outro grupo com mensagens com linhas de assunto tradicionais.
2 – Use com moderação: Não utilize vários emojis ao mesmo tempo e evite aqueles que são usados com maior frequência por outras marcas.
3 – É importante que a imagem utilizada faça sentido no contexto do assunto do e-mail com sua área de atuação.
4 – Fique atento quanto a resolução e nitidez do emoji usado, para isso Certifique-se de que os emojis que você escolheu são suportados pelos provedores de caixa de correio e dispositivos que seus assinantes usam.
5 – Analise como a concorrência vem utilizando os emojis em sua comunicação, especialmente para evitar os que estão mais vinculados a outras marcas.