Esses termos já são bem conhecidos para quem trabalha com publicidade digital, mas ainda geram um pouco de confusão para o cliente que quer investir nessa área. Aqui você vai entender melhor cada um deles.
Há alguns anos, no início da publicidade digital, anunciar na internet era visto como uma grande oportunidade de divulgar uma marca de graça. Em alguns casos, realmente era, pois existiam poucas empresas com presença digital, assim facilmente uma ou outra aparecia em primeiro lugar no Google sem gastar nenhum centavo.
Mas hoje a situação é bem diferente. A internet se tornou um meio disputadíssimo por marcas e empresas de todos os tamanhos. Se destacar perante essa quantidade de concorrentes ficou mais difícil. Por isso, as agências precisam entender bem cada ferramenta de mídia (como Google, Facebook, Twitter, Blogs, entre outros) para poderem investir adequadamente a verba do cliente.
ALCANCE ORGÂNICO
O alcance orgânico é aquele que parte do próprio cliente ou público-alvo. Ele chega até sua marca ou conteúdo através de pesquisas ou procuras diretas, sem influência de publicidade ou indicação externa.
ALCANCE PAGO
O alcance pago é conseguido através de investimento em anúncios, links patrocinados ou qualquer outra forma que tenha a intenção de dar mais visibilidade ao que está sendo anunciado.
Ainda existe outro tipo de alcance, conhecido como VIRAL. Essa é o alcance que toda marca sempre sonha. Ele é conseguido através do boca a boca na internet e fora dela, gerando compartilhamentos e indicações para levar cada vez mais pessoas para aquele conteúdo.