Você já acessou algum site ou aplicativo e não conseguiu concluir a compra que desejava porque não entendeu o processo do site? Isso geralmente acontece quando a usabilidade e a navegação do site foram mal projetadas ou não pensaram em como deixar todo o processo mais intuitivo para o usuário.
O UX e o UI Design são um conjunto de técnicas que trabalham com a experiência do usuário de forma a tornar essa experiência mais fácil e intuitiva, melhorando a usabilidade de sites, sistemas e outros produtos digitais, para facilitar a conversão desse usuário em cliente.
E saber como aplicar estas técnicas pode ajudar o seu negócio online a crescer. Confira abaixo 5 dicas para se destacar e facilitar a jornada de compra dos seus clientes:
1 – OUÇA OS SEUS CLIENTES
Uma vez que tanto a interface a navegação da sua plataforma são criadas para os seus clientes, levar em consideração os feedbacks e opiniões de seus clientes e possíveis clientes, para identificar todas as dificuldades que eles têm e chegar a uma conclusão que beneficie tanto a empresa, quanto o cliente.
2 – FACILITE O PROCESSO
Ofereça sempre um conteúdo de fácil acesso e que ofereça impacto imediato, com foco sempre na utilidade e eficiência da sua plataforma. Facilitar a vida do seu usuário é tornar a navegação dele mais fácil e intuitiva dentro do possível.
3 – NAVEGAÇÃO OTIMIZADA
Invista em experiências otimizadas, sem poluição visual, telas desnecessárias ou dificuldade de acesso, para deixar a navegação mais simplificada e evitar que o cliente desista no meio do processo.
4 – LAYOUT OBJETIVO E FUNCIONAL
São muitas as técnicas para um layout ser eficiente, mas algumas são são essenciais para logo de primeira, causar uma boa impressão. Pense em formas de tornar a navegação do seu cliente mais previsível, de cima para baixo, que acompanhe a leitura do usuário.
5 – AVALIAÇÃO E COMENTÁRIOS
Humanize a navegação do usuário e o momento de compra, deixando as avaliações e comentários de outros usuários disponíveis para que sejam vistos. Dessa forma, é mais fácil para o usuário atestar a qualidade do seu produto e entender melhor seus pontos positivos e negativos, antes de finalizar a compra.
Gostou das dicas? Mande uma mensagem para a Wowcubo e saiba como aplicá-las ao seu negócio.