As novas tecnologias mudaram a rotina e a forma de interagir dos brasileiros. Uma prova disso, são os resultados do estudo publicado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, que detectou que cerca de 91% dos brasileiros não conseguem ficar longe de seus celulares por mais de uma hora.
O estudo aponta um aumento entre a quantidade de brasileiros que se cobram de silenciar o celular à noite (de 21% em 2018, para 35% em 2019), assim como do número de pessoas que costumam dar uma olhada no celular ao acordar de madrugada (de 56% em 2018, para 66% em 2019).
Os números da pesquisa também apontam o surgimento de um novo perfil de usuário de smartphones. Para 85% dos participantes da pesquisa, o celular é o dispositivo principal de acesso às redes sociais, em 2018 foram contabilizados 74%.
Segundo a Hibou, 69% dos pesquisados diz que metade de seus aplicativos ficam “logados” o tempo todo e, tal por isso, 73% pedem mais comida em sistemas de delivery por causa da facilidade de acesso aos apps de entrega. Além disso, 51% dos entrevistados já baixaram um aplicativo que nunca usaram e 42% pagam a maioria de suas contas pelo aplicativo do banco, em 2018 essa porcentagem era de 34%.
O estudo mostra ainda, que 60% dos entrevistados perdem a noção do tempo acessando conteúdo no celular, enquanto 54% consultam preços de produtos pelo celular quando veem algo interessante em uma loja física. Outro dado revela que durante uma discussão 88% dos brasileiros pesquisam informações sobre o assunto pelo celular.
Em relação ao conteúdo consumido para aprendizado, 59% dos participantes relataram que preferem acessar um tutorial em vídeo do que por escrito.
Confira outros dados levantados pela pesquisa, que foi realizada com mais de dois mil brasileiros, com idades entre 16 e 45 anos, fez um comparativo entre os dados de abril de 2018 e julho de 2019, no site oficial da empresa.