Dentro do Inbound Marketing temos vários elementos que precisam estar integrados para poder fazer as engrenagens funcionarem direitinho. São 5 pilares que fazem parte do processo de transformação do seu público em seu cliente. Vamos conhecê-los?
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
O conteúdo é a alma da sua estratégia de Inbound Marketing. É ele que vai fazer todas as engrenagens funcionarem. Uma empresa, além de produzir produtos e serviços, precisa dedicar um tempo para a criação de conteúdo. Não é um conteúdo promocional, que tenha intenção de vender alguma coisa, aqui a intenção é ajudar as pessoas a resolver um problema. O conteúdo precisa ser útil, independentemente de vendas: “Não é necessário comprar para consumir”.
CICLOS DE VIDA DE MARKETING
No seu funil de vendas, cada pessoa está em um estágio diferente. Por isso é preciso entender cada consumidor e tratá-lo de forma diferente em cada etapa. Quem visita um site pela primeira vez precisa de um tratamento diferente daquele que já é um cliente. Quanto mais complexo for seu produto ou serviço, mais tempo uma pessoa vai levar pra decidir pela compra. Isso vai exigir muitas interações antes de fechar negócio.
PERSONALIZAÇÃO E CONTEXTO
Quanto mais você conhece seu público, melhor. A personalização vai fazer o seu prospect ter mais interesse sobre o seu conteúdo. Com tempo e experiência, você vai entender melhor seu público e trata-lo de forma mais adequada. O Inbound Marketing se sustenta na crescente personalização das mensagens à medida em que a empresa entende melhor seu público e seu mercado.
PRESENÇA EM MÚLTIPLOS CANAIS
Agora que você tem informações personalizadas sobre cada público, é essencial que seu conteúdo chegue a eles na plataforma certa. Por isso, a presença em múltiplos canais (site, blog, Facebook, You Tube, Twitter, LinkedIn, podcast, Google, e-mail) é fundamental para conversar com cada um da maneira certa.
MÉTRICAS
Quando você mede cada ação na sua estratégia de Inbound, suas chances de ser bem sucedido aumentam. É importante também para poder continuar sempre aprimorando a estratégia, o que traz uma economia pro seu bolso. Informações como: quantas visitas são necessárias para converter um lead? Quantos leads são necessários para fechar um cliente? Acompanhar estas métricas é fundamental para garantir ótimos resultados.
Concluindo
O Inbound Marketing bem feito dá muito trabalho. Os seus pilares precisam estar funcionando juntos, muito bem integrados. Só assim sua empresa vai saber publicar o conteúdo certo, no canal certo e na hora certa. Com os 5 pilares bem estruturados a sua estratégia tem tudo para dar certo.