Branding é todo o trabalho que constrói e molda o pensamento que as pessoas têm da sua marca. A intenção do branding é gerar valor para a marca, fazendo com que a empresa seja mais do que uma comercializadora de produtos, entregando algo a mais para seus clientes.
Por exemplo: temos duas empresas que vendem colchões. Uma só vende o produto, tendo como único argumento de venda o preço do colchão. Já a outra, gera valor para seu produto, vendendo conforto e disposição para quem vai encarar uma longa jornada de trabalho no dia seguinte. Qual das duas tem mais poder de convencimento? O que a segunda empresa fez foi branding da sua marca.
O Branding Digital é esse conceito que mostramos acima aplicado na web. Toda forma de comunicação da empresa é uma forma de construir branding. No ambiente digital essa construção é muito mais rápida, porque na internet o cliente está sempre dentro da sua loja, pronto para dar opinião sobre o seu produto ou serviço.
OPORTUNIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
A internet democratizou a comunicação. Agora não é só a Coca-cola ou a Nike que trabalha o seu branding. Pequenas e médias empresas também conseguem construir uma percepção de marca investindo muito pouco na comunicação online. Através das redes sociais, as empresas conversam diretamente com seus clientes.
CUIDE BEM DO SEU CONTEÚDO
O conteúdo, seja em forma de texto ou imagem, é o que vai construir a percepção que cada um tem da empresa. Essa facilidade de comunicação pode trazer tanto benefícios quanto malefícios para uma marca, por isso é preciso ter muito cuidado com o conteúdo que vai pra web. Esse conteúdo deve mostrar o pensamento da empresa e não de seus donos ou de quem administra as páginas nas redes sociais. Empresas já perderam muito prestígio com um simples post ou comentário que foi considerado ofensivo.
É muito importante ter uma equipe que gere conteúdo para sua página ou site e que também saiba como lidar com situações de crise. Reclamações sempre podem ocorrer, por isso é preciso estar preparado para solucionar cada caso sem que o problema se torne uma bola de neve.
Se você tem interesse em melhorar a percepção que sua marca tem perante seu público, fale com a gente. Você vai ver como o Branding Digital pode ajudar a sua empresa.
[…] Para saber mais sobre Branding Digital, acesso nosso outro post clicando aqui. […]