Depois de seguir cada passo de uma boa estratégia de e-mail marketing, chegou a hora de medir a eficiência dessa campanha. Esse é o grande segredo de uma boa estratégia, é através das métricas que você vai poder analisar cada detalhe que deve ser melhorado para sua próxima campanha.
Existem algumas ferramentas de automação que tornam esse acompanhamento mais fácil, mas é preciso acompanhar esses números constantemente.
Os KPIs – Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance – são a melhor maneira de saber se os seus esforços estão gerando resultados. Vamos ver alguns indicadores interessantes?
BOUNCE RATE
O bounce é a quantidade de e-mails entregues, ou seja, a taxa de recebimento. Com o bounce você pode identificar se existe algum problema no seu servidor. Ele é dividido em dois tipos: “hard” e “soft”. Soft bounce são problemas que podem ser resolvidos facilmente, como servidores caídos ou outros problemas temporários. Os hard não podem ser resolvidos, são e-mails inexistentes ou incorretos.
DELIVERY RATE
Esse indicador revela quantos usuários realmente receberam suas mensagens. É a taxa de entrega. Para sua campanha funcionar é preciso que os e-mails cheguem até a caixa de entrada do destinatário. Essa taxa também pode mostrar se o assunto do seu e-mail não é bom, tanto quanto se o conteúdo não é o esperado.
TAXA DE CRESCIMENTO DA LISTA DE CONTATOS
25% dos seus contatos vão embora a cada ano. É fundamental manter a lista atualizada e em constante crescimento, para gerar novas leads e converter novos clientes.