A diversidade é um tema que tem ganhado bastante espaço na comunicação de marcas e produtos. E a primeira edição da pesquisa Oldiversity, realizada pela Croma, investigou como as marcas estão lidando com os temas longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência.
O estudo ouviu mais de 1,874 pessoas em todo o Brasil, e também mapeou as 10 marcas que estão na contramão deste dado e são as mais lembradas pelo tema diversidade. No entanto, a pesquisa revelou que 47% dos entrevistados não tem lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas.
De acordo com o levantamento, a marca O Boticário aparece no topo da lista, sendo lembrada por 25% dos entrevistados, seguida pela Samsung e Natura (ambas com 10%). O ranking completo ficou assim:
O Boticário (25%)
Samsung (10%)
Natura (10%)
Avon (8%)
Globo (4%)
Coca-Cola (4%)
Dove (2%)
Itaú (2%)
Renner (1%)
Skol (1%).
O estudo ainda apontou que as marcas relacionadas aos segmentos de Beleza e Cosméticos são as que trafegam melhor com a diversidade, seguido do setor de Alimentos e Bebidas. De acordo com Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions, “no Brasil, o uso do tema da diversidade como estratégia para propaganda ainda é novo, mas em outros países, a publicidade friendly já é uma realidade e nos últimos anos marcas mais tradicionais, como Tiffany’s e Hallmark Cards, usaram em sua comunicação a celebração da diversidade sexual”, explica.
Cerca de 53% do público afirmou não consumir marcas com comportamentos preconceituosos. Percebe-se que, mesmo com muitas marcas já discutindo o tema e até mesmo implantando políticas internas nesse sentido, o número ainda é baixo nas comunicações, uma vez que 72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema.