A disseminação de notícias falsas e tendenciosas se tornou um problema mundial, que deixa até os leitores mais atentos confusos sobre quais notícias são verdadeiras e quais são inventadas ou distorcidas.
Pensando nisso, o Google criou um selo de verificação de fatos que aparecerá em artigos na aba de notícias do Google e ajudará a identificar reportagens com informações verdadeiras.
O fact check, como tem sido chamado no exterior, será exibido na seção expandida dentro do site do Google Notícias (incluindo o aplicativo para IOS e Andriod) e ao usar a aba “Notícias” numa busca.
Trata-se de uma estratégia global que está sendo implantada progressivamente, uma vez que o Google precisa firmar parcerias com entidades locais especializadas em checagem de fatos. No Brasil, as três empresas que farão essa checagem são: Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.
Além do Brasil, o selo de checagem aparecerá a partir desta semana para usuários da Argentina e do México. O recurso está disponível desde outubro de 2016 nos Estados Unidos e alguns países da Europa, como Alemanha e França. Nos próximos meses, o selo também deverá aparecer para usuários de outros países da América Latina.