Esses três termos (spam, email marketing e newsletter) são formas de comunicação via e-mail, mas existe sim uma diferenciação entre elas. Vamos conhecer um por um.
SPAM
A sigla SPAM em inglês quer dizer “Sending and Posting Advertising in Mass”, o que traduzido significa “Enviar e Postar Publicidade em Massa”. Ele funciona assim: as empresas compram listas de e-mails de sites que trabalham com cadastros pessoais e enviam anúncios em massa para essas listas. Sabe aquele site que você preencheu um formulário com seus dados e seu e-mail? Pode ser que ele tenha repassado suas informações para outra empresa. Esse modelo de comunicação é considerado muito invasivo e abominado por consumidores. Hoje em dia, os provedores estão cada vez mais preparados para evitar esse tipo de e-mail.
E-MAIL MARKETING
Ao contrário do SPAM, o e-mail marketing é enviado a um grupo de contatos que se cadastrou em um determinado site e autorizou o envio da comunicação. Ainda assim, esse tipo de mensagem sempre apresenta a opção para se “descadastrar” e interromper o recebimento de e-mails.
NEWSLETTER
Newsletter é o nome dado ao e-mail marketing enviado com periodicidade. Ela pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal. Isso vai depender do objetivo da empresa que está enviando. Vale ressaltar que um newsletter que somente cumpra a periodicidade, mas sem ter um conteúdo relevante, acaba sendo ignorada pelo usuário. Por isso é importante estabelecer uma periodicidade que seja compatível com a capacidade de criação de conteúdo da empresa.
Para saber tudo sobre uma boa estratégia de e-mail marketing, leia também a PARTE 1, PARTE 2 e PARTE 3.