Recentemente as fake news se tornaram um fenômeno global de grandes proporções. De acordo com o levantamento produzido pelo DFNDR Lab – laboratório de cibersegurança da Psafe – os casos de notícias falsas detectadas pela empresa no Brasil, durante o segundo trimestre de 2018, aumentaram em 51.7% em relação ao primeiro trimestre desse mesmo ano. Um fato, que com a popularização da internet, podem causar vários impactos negativos na sociedade.
Como forma de combater a desinformação e a disseminação de fake news, a Companhia das Letras lançou a campanha Descontos Necessários, de 18 a 24 de fevereiro, que ofereceu descontos de 30% a 90% em livros publicados pela editora, que possam combater a desinformação propagada nas redes.
Durante esse período, títulos de temas que são sempre alvos de fake news, ganharam descontos no site da empresa, enquanto no perfil da Companhia das Letras no Twitter (@ciadasletras), um robô baseado em algoritmos rastreou tweets de pessoas que compartilharam informações incorretas e a equipe da editora enviou uma mensagem que convida o autor do post a conhecer outras versões daquele fato e ofereceu um desconto na compra de um livro sobre o assunto.
Veja aqui o vídeo de apresentação da campanha: https://bit.ly/2twKxg1