Na última semana o Facebook anunciou medidas significativas para garantir mais transparência aos anúncios e páginas na rede social. Essas medidas têm como objetivo dar aos usuários mais informações sobre as empresas ou organizações sobre os anúncios que elas estão exibindo, para demonstrar um maior compromisso dos anunciantes e evitar abusos no Facebook.
Com essas medidas os usuários poderão:
Ver anúncios ativos: a partir de agora, as pessoas poderão ver os anúncios que uma Página está veiculando no Facebook, Instagram, Messenger e no programa para parceiros, mesmo se os anúncios não aparecerem no seu Feed de Notícias. Para isso, é necessário acessar a página e selecionar a opção “Informações e anúncios” no menu à esquerda. Ao clicar, aparecerá uma réplica do anúncio e poderá reportar ao Facebook caso alguma informação suspeita for detectada, clicando em “Denunciar anúncio”.
Checar mais informações da Página: será possível também saber mais sobre as Páginas, mesmo que elas não sejam anunciantes. Será possível acessar também informações como o nome da página e a data em que ela foi criada.
De acordo com a rede social, em breve também será lançada uma ferramenta para categorização de anúncios políticos, assim como o Arquivo para esse tipo de anúncio, antes das eleições de outubro. A partir de julho, os responsáveis por campanhas de candidatos poderão se registrar na plataforma para poder marcar anúncios como sendo eleitorais. Durante a campanha eleitoral, os brasileiros verão quais anúncios foram marcados pelos anunciantes nessa categoria, e todos eles serão adicionados a este arquivo.
Essas medidas adotadas pelo Facebook são uma forma de assegurar a idoneidade da organização e recuperar sua reputação após o escândalo de dados sofrido em abril deste ano, quando o fundador Mark Zuckerberg teve se apresentar diante do Congresso americano sobre o vazamento de dados da Cambridge Analítica.