Por conta da grande audiência em todo o mundo, a Copa do Mundo recebe patrocínios e parcerias importantes de marcas globais como Budweiser, Mcdonald’s, Adidas, Coca-Cola, Hyundai e Visa. No Brasil, outras marcas também investem em patrocínios da seleção, de clubes de futebol, de campeonatos e também de transmissões esportivas, e acabam conseguindo grande destaque na cabeça do consumidor como marcas ligadas ao futebol. Na pesquisa feita pela Hello Research, a Coca-Cola aparece como a mais lembrada (44%) espontaneamente entre os respondentes.
Marcas patrocinadoras ou parceiras da seleção brasileira como Vivo (25%), Itaú (22%), Nike (15%) e Guaraná Antarctica (11%) aparecem bem posicionadas junto aos patrocinadores oficiais da Copa. Outras marcas tiveram de 4% a 1% das menções espontâneas dos entrevistados da pesquisa. Com 4% apareceram Ambev, Claro e Samsung. Com 3% ficaram a Brahma, Caixa, Heineken, Antarctica, Banco Brasil e Skol. Com 2%, Mastercard, Sony e Gilette. E fechando a lista apareceram Fifa, Petrobras, Tim, Santander, Puma, Emirates, Gol, Sadia, Johnson, Renault, Oi, Rolex, Nissan, Nestlé, Tam e Ford com 1% de menções.
A pesquisa ainda procurou entender quais setores do mercado o público brasileiro entende que representam melhor a Copa do Mundo. As marcas esportivas, os bancos e as companhias aéreas foram os principais destaques.
COMPARATIVO COM A ÚLTIMA EDIÇÃO
Em 2014, ano em que o mundial de futebol foi realizado no Brasil, a Coca-Cola também liderava no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral. Entre as dez marcas mais lembradas, apenas três eram realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas.
Na segunda posição em lembrança espontânea, um claro exemplo de confusão do consumidor associado ao poder de imagem de marca. A Nike, que sequer figurava entre os patrocinadores oficiais do evento, teve 18% de lembrança total. Em 3º lugar no geral um empate técnico entre quatro dos maiores bancos do país – Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. A curiosidade é que, destes, apenas o último (Itaú) era de fato, patrocinador oficial da Copa no Brasil.
A pesquisa também mostrou que, pelo menos, dois terços dos brasileiros irão assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo. Mais de 90% dos entrevistados demonstraram interesse pelo evento, que vai contar com o acompanhamento assíduo de pelo menos 35% do público brasileiro. Entre os homens, chega a 42% aqueles que dizem que acompanharão todos os jogos, enquanto entre as mulheres a proporção chega a 28%.
Fonte: Mundo Marketing