A Mônica faz parte da infância das crianças brasileiras desde a década de 60, quando foi criada pelo cartunista Maurício de Sousa – também fundador da Maurício de Sousa Produções, a maior produtora de conteúdo infantil do país e responsável pela alfabetização informal de milhões de brasileiros -, para participar de uma tirinha do Cebolinha, publicada do Jornal da Manhã, atual Folha de São Paulo.
Ao lado de sua turma, a personagem inspirada na filha do cartunista, mostra para as crianças há mais de 50 anos, que não é preciso corresponder a um estereótipo de beleza e comportamento para conquistar seu espaço e ser dona da rua.
O projeto “Donas da Rua” surgiu da necessidade de criar um diálogo sobre o empoderamento feminino, a igualdade de gêneros e direitos das mulheres com as crianças, para que esses valores sejam construídos desde a infância.
Com base na influência dos personagens da Turminha, para transmitir mensagens positivas, trabalhar a autoestima das meninas e ainda incentivar o respeito e a igualdade, o projeto conta com redes sociais e um site que funciona como principal ponto de interação entre a MSP, os personagens e as crianças, além de ser uma plataforma colaborativa em que meninas e mulheres podem enviar textos, fotos ou vídeos relatando o que as fazem sentir como verdadeiras Donas da Rua. No site, ainda é possível encontrar informações sobre mulheres que fizeram história, além de tirinhas que falam sobre empoderamento.
O projeto ainda é apoiado pela ONU Mulheres e segundo a Mônica Sousa, diretora da MSP (sim A Mônica), o projeto “Donas da Rua é, com certeza, uma missão que nós temos com as nossas crianças, de ajudá-las a entender e a conhecer seus direitos, usando sempre o principal pilar da Turminha, que é a educação. Por isso, estamos nos aproximando ainda mais das famílias e buscando nos envolver com o tema”.
Entre no site do projeto e conheça mais sobre essa iniciativa maravilhosa, que já alcançou ótimos resultados desde sua criação: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/projeto.php