A entrega é quando o seu e-mail chega até a caixa de entrada do destinatário. Aqui é importante ressaltar que o e-mail deve ser visto pelo destinatário, portanto não pode ir para a área de spams ou outra subdivisão do provedor que não seja a principal.
Para evitar que sua mensagem caia no submundo do e-mail do seu público e nunca seja vista, preste bem atenção nas dicas a seguir:
- NUNCA COMPRE LISTAS DE E-MAIL
Construa sua própria lista, com pessoas que se interessam de alguma forma pelo seu negócio. Listas aleatórias vai atingir um público que você desconhece e que com certeza não vai gostar de receber um e-mail que ele não esperava.
- SÓ ENVIE PARA QUEM TE AUTORIZOU
Ninguém gosta de ser importunado. Se alguém não pediu pra receber seu e-mail marketing, dificilmente ele vai gostar de recebê-lo. Então deixe o interesse partir do seu público.
- CRIE UM CONTEÚDO DE QUALIDADE
Os filtros de spam procuram palavras que indiquem que a mensagem é irrelevante para o usuário. Por isso, um bom conteúdo por levar sua mensagem até os olhos do seu público com mais facilidade e seus anúncios se converterem em uma venda.
- NÃO ENVIE MUITOS E-MAILS
Defina no máximo dois dias na semana para enviar suas mensagens. Enviar muitos e-mails vai fazer você bancar o chato.
- TENHA UM SERVIDOR CONFIÁVEL
Não tente enviar pela sua própria conta de e-mail, assim você não terá o controle da taxa de entrega, de abertura e de cliques. Procure uma empresa com índice de empregabilidade alto e com política anti-spam clara e definida.
- SEMPRE ATUALIZE SUA LISTA DE E-MAILS
É provável que alguns usuários tenham se descadastrado da lista ou marcado sua mensagem como spam. Por isso, fique sempre atento aos e-mails que não estão chegando mais para poder atualiza-los.
- MONITORE A ENTREGA DE E-MAILS NOS PROVEDORES
Preste atenção nessa dica. Para saber se seus e-mails estão chegando corretamente, crie contas em diferentes servidores (Google, Yahoo, Outlook) e insira o e-mail na sua lista de envio. Após enviar, verifique se a mensagem chegou corretamente em todos os e-mails, desse jeito você percebe rapidamente se existe algum erro com algum provedor.
Para saber tudo sobre uma boa estratégia de e-mail marketing, leia também a PARTE 1 e PARTE 2.